Simulação clínica em centro cirúrgico com participação dos profissionais de enfermagem: revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5327/Z1414-44251057%20

Palavras-chave:

Treinamento por simulação, Salas cirúrgicas, Enfermagem

Resumo

Objetivo: Identificar a produção científica sobre simulação clínica em centro cirúrgico com a participação da equipe de enfermagem. Métodos: Uma revisão integrativa foi realizada a partir de artigos disponíveis nas bases de dados Scopus, CINAHL, PubMed, LILACS e Web of Science. A coleta considerou publicações entre 2019 e 2024, em português, inglês e espanhol. Resultados: Os 18 artigos analisados foram produzidos no exterior. Tipos de simulações realizadas: oito in situ, cinco de realidade virtual, quatro de média e/ou alta fidelidades e uma não identificada. Habilidades técnicas trabalhadas nas simulações: em cinco, instrumentação e assistência em cirurgias; em uma, segurança e gestão de risco. Habilidades não técnicas: cinco direcionadas à comunicação e ao trabalho em equipe e uma à importância do próprio trabalho. Cinco simulações revisaram fluxos de trabalho e duas dedicaram-se à aquisição de novos conhecimentos. Conclusão: Evidenciou-se que a simulação clínica, com participação da equipe de enfermagem, vem sendo aplicada para aprimoramento das habilidades técnicas e não técnicas, revisão dos fluxos de trabalho e aquisição de novos conhecimentos, promovendo um aprendizado mais robusto e alinhado às exigências da prática assistencial.

Referências

1. Jowsey T, Beaver P, Long J, Civil I, Garden AL, Henderson K, et al. Towards a safer culture: implementing multidisciplinary simulation-based team training in New Zealand operating theatres – a framework analysis. BMJ Open. 2019;9(10):e027122. https://doi.org/10.1136/bmjopen-2018-027122

2. Vitoriano LVT, Da Palma Sobrinho N, Machado DA. A cirurgia robótica e o processo de enfermagem no período perioperatório: revisão integrativa. RECTIS. 2022;3:e-11635. https://doi.org/10.9789/2675-4932.rectis.v3.11635

3. Campanati FLS, Ribeiro LM, Silva ICR, Hermann PRS, Brasil GC, Carneiro KKG, et al. Clinical simulation as a Nursing Fundamentals teaching method: a quasi-experimental study. Rev Bras Enferm. 2021;75(2):e20201155. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2020-1155

4. Martins RC, Trevilato DD, Jost MT, Caregnato RCA. Nursing performance in robotic surgeries: integrative review. Rev Bras Enferm. 2019;72(3):795-800. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2018-0426

5. Kaneko RMU, Lopes MHBM. Realistic health care simulation scenario: what is relevant for its design? Rev Esc Enferm USP. 2019;53:e03453. https://doi.org/10.1590/S1980-220X2018015703453

6. Conselho Regional de Enfermagem do Estado de São Paulo. Manual de simulação clínica para profissionais de enfermagem [Internet]. São Paulo: Conselho Regional de Enfermagem do Estado de São Paulo; 2020 [accessed on Jan. 20, 2025]. 142 p. Available at: https://biblioteca.cofen.gov.br/wp-content/uploads/2022/01/manual-simulacao-clinica-profissionais-enfermagem.pdf

7. Nascimento JSG, Oliveira JLG, Alves MG, Braga FTMM, Góes FSN, Dalri MCB. Debriefing methods and techniques used in nursing simulation. Rev Gaúcha Enferm. 2020;41:e20190182. https://doi.org/10.1590/1983-1447.2020.20190182

8. Cogo ALP, Lopes EFS, Perdomini FRI, Flores GE, Santos MRR. Construção e desenvolvimento de cenários de simulação realística sobre a administração segura de medicamentos. Rev Gaúcha Enferm. 2019;40(esp):e20180175. https://doi.org/10.1590/1983-1447.2019.20180175

9. Mendes KDS, Silveira RCCP, Galvão CM. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto Contexto Enferm. 2008;17(4):758-64. https://doi.org/10.1590/S0104-07072008000400018

10. Page MJ, McKenzie JE, Bossuyt PM, Boutron I, Hoffmann TC, Mulrow CD, et al. The PRISMA 2020 statement: an updated guideline for reporting systematic reviews. BMJ. 2021;372:n71. https://doi.org/10.1136/bmj.n71

11. Khalafi A, Sarmeydani NS, Albooghobeish M, Saidkhani V, Adarvishi S. The effect of small group simulation-based interprofessional education on non-technical skills of anesthesia providers: a randomized controlled trial. Nurs Midwifery Stud. 2024;13(1):1-8. https://doi.org/10.48307/NMS.2023.417396.1271

12. Escher C, Rystedt H, Creutzfeldt J, Meurling L, Hedman L, Felländer-Tsai L, et al. All professions can benefit – a mixed-methods study on simulation-based teamwork training for operating room teams. Adv Simul (Lond). 2023;8(1):18. https://doi.org/10.1186/s41077-023-00257-0

13. Park O, Jeon M, Kim M, Kim B, Jeong H. The effects of a simulation-based patient safety education program on compliance with patient safety, perception of patient safety culture, and educational satisfaction of operating room nurses. Healthcare (Basel). 2023;11(21):2824. https://doi.org/10.3390/healthcare11212824

14. Kaitu'u MJ, Armour T, Nicholson P. Determination of skill and knowledge requirements of an instrument nurse working in major vascular surgery for the development of a virtual reality training tool. Clin Simul Nurs. 2023;79:40-8. https://doi.org/10.1016/j.ecns.2023.02.005

15. Hibberson M, Lawton J, Whitehead D. Multidisciplinary simulation training for Australian perioperative teams: a qualitative descriptive exploratory study. J Perioper Nurs. 2023;36(4):14-35. https://doi.org/10.26550/2209-1092.1261

16. Gallegos E, Hennen B. Malignant hyperthermia preparedness training: using cognitive aids and emergency checklists in the perioperative setting. J Perianesth Nurs. 2022;37(1):24-8. https://doi.org/10.1016/j.jopan.2020.09.020

17. Hara K, Kuroki T, Fukuda M, Onita T, Kuroda H, Matsuura E, et al. Effects of simulation-based scrub nurse education for novice nurses in the operating room: a longitudinal study. Clin Simul Nurs. 2022;62:12-9. https://doi.org/10.1016/j.ecns.2021.09.007

18. Vortman R. Using simulation‐based education to improve team communication during a massive transfusion protocol in the OR. AORN J. 2020;111(4):393-400. https://doi.org/10.1002/aorn.12987

19. Ferguson MJ, Sampson C, Duff J, Green T. Integrated simulations to build teamwork, safety culture and efficient clinical services: a case study. J Perioper Nurs. 2022;35(3):e3-14. https://doi.org/10.26550/2209-1092.1168

20. Kennedy C, Doyle NM, Pedigo RL, Toy S, Stoner A. A novel approach to operating room readiness for airborne precautions using simulation‐based clinical systems testing. Paediatr Anaesth. 2022;32(3):462-70. https://doi.org/10.1111/pan.14386

21. Chen X, Liao P, Liu S, Zhu J, Abdullah AS, Xiao Y. Effect of virtual reality training to enhance laparoscopic assistance skills. BMC Med Educ. 2024;24(1):29. https://doi.org/10.1186/s12909-023-05014-5

22. Zabaleta J, Blasco A, Esnal T, Aguinagalde B, López IJ, Fernandez-Monge A, et al. Clinical trial on nurse training through virtual reality simulation of an operating room: assessing satisfaction and outcomes. Cir Esp (Eng Ed). 2024;102(9):469-76. https://doi.org/10.1016/j.cireng.2024.04.012

23. Matsco M, Marich M, Parke P. Setting the foundation for an in situ simulation program through the development of a malignant hyperthermia simulation in the operating room. J Contin Educ Nurs. 2020;51(11):523-7. https://doi.org/10.3928/00220124-20201014-09

24. Daly Guris RJ, Elliott EM, Doshi A, Singh D, Widmeier K, Deutsch ES, et al. Systems‐focused simulation to prepare for COVID‐19 intraoperative emergencies. Paediatr Anaesth. 2020;30(8):947-50. https://doi.org/10.1111/pan.13971

25. Shah A, Mai CL, Shah R, Levine AI. Simulation-based education and team training. Otolaryngol Clin North Am. 2019;52(6):995-1003. https://doi.org/10.1016/j.otc.2019.08.002

26. Nguyen L, Bordini M, Matava C. Using virtual reality for perioperative nursing education in complex neurosurgical surgeries: a feasibility and acceptance study. Cureus. 2024;16(3):e55901. https://doi.org/10.7759/cureus.55901

27. Edwards TC, Patel A, Szyszka B, Coombs AW, Liddle AD, Kucheria R, et al. Immersive virtual reality enables technical skill acquisition for scrub nurses in complex revision total knee arthroplasty. Arch Orthop Trauma Surg. 2021;141(12):2313-21. https://doi.org/10.1007/s00402-021-04050-4

Publicado

2025-12-02

Como Citar

Borba Rizzi, C., Hofmann, A., Braun, V. B., Silva, C. E. da, Trevilato, D. D., & Caregnato, R. C. A. (2025). Simulação clínica em centro cirúrgico com participação dos profissionais de enfermagem: revisão integrativa. Revista SOBECC, 30. https://doi.org/10.5327/Z1414-44251057

Edição

Seção

Artigos de Revisão