A EMPREGABILIDADE DO ENFERMEIRO: QUALIFICAÇÃO OU COMPETÊNCIA?
Palavras-chave:
empregabilidade, globalização, exclusão, mercado de trabalho, formação profissionalResumo
Este artigo discute a formação do enfermeiro em tempos de globa!t'zação, buscando interpretar a questão da empregabi!tdade como um componente do processo de exclusão/inclusão dos traba lhadores no mercado de trabalho. O presente relato também aponta a neceSSJdade de uma reflexão crítica sobre as novas exigências do mundo profissional e ana!tsa as contradições entre educação e trabalho, assim como os impactos de tais aspectos na formação inicial e continuada dos enfermeiros.
Referências
BORDIEU, P. & CHAMPAGNE, P Os excluídos do interior. ln: NOGUEIRA, M.A. & CATANI, A. (org) Escritos da Educação. 3ª ed., Petrópolis: Vozes, 2001.
FREITAS, L. C. Crítica da organização do trabalho pedagógico e da didática. Campinas, SP: Papirus, 1 99 5 .
KUENZER, A.Z. As mudanças no mundo do trabalho e a educação: novos desafios para a gestã o. ln: Ferreira, N .S. Carapeta (org) Gestão democrática da ed ucação : atuais tendências, novos desafios. SP: Cortez, 1998.
KUENZER, A.Z. O que muda no cotidiano das salas de aula universitárias com as mudanças no mundo do trabalho? ln: CASTANHO, S. & CASTANHO,
M.E. (org) Temas e textos em Meto dologia do Ensino Superior. Campinas, SP: Papirus, 20 0 1 .
MORIN, E. Complexidade e transdis ciplinaridade: a reforma da universidade e do ensino fundamental. Natal: EDUFRN, 1999.
PERRENOUD, P A pedagogia na es cola das diferenças: fragmentos de uma sociologia do fracasso. 2ª ed., Porto Ale gre: Artmed, 20 0 1 .
PERRENOUD, P.; PAOUAY, L.; ALTED, M .; CHARLIER, E. (org)
Formando professores profission ais. Ouais estratégias? Üuais competências? 2ª ed., Porto Alegre, Artmed, 2001.
RAMOS, M. N. Oualificação, compe tências e certificação: visão educacional. Formação/Ministério da Saúde. PROFAE,
v. 1, n. 2, mai. 2001, Brasí lia.
RICÚPERO, R. A miséria do Brasil e do mun do. Folha SP, cad . B2, 2002, (3/2/2002).
SORDI, M.R.L. Problematizando o papel da avaliação da aprendizagem nas meto dologias inovadoras na área da saúde. Re vista de Educação PUC-Campinas, nº 9, dez. 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista SOBECC, os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho usando uma Licença Pública Internacional Creative Commons Atribuição (CC BY 4.0), aceitando assim os termos e condições desta licença. A licença CC BY 4.0 permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do artigo publicado, mesmo para fins comerciais, desde que atribuam o devido crédito aos criadores do trabalho (autores do artigo).
Os autores concedem à Revista SOBECC o direito de primeira publicação, de se identificar como publicadora original do trabalho e concedem à revista uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas: (1) vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas e/ou em formato eletrônico; (2) distribuir partes e/ou o trabalho na sua totalidade visando promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas; (3) gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Com esta licença, os autores podem assumir contratos adicionais separadamente para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista SOBECC. Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a publicação na Revista SOBECC, visto que isso pode aumentar a visibilidade e o impacto do trabalho.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença CC BY 4.0, a qual estará visível na página de resumo e no PDF do artigo com o respectivo link para os termos da licença.