Para não deixar o estresse atrapalhar

Autores

  • Rosa Maria Pelegrini Fonseca Presidente da SOBECC
  • Aparecida de Cassia Gíani Peniche Coordenadora da Comissão de Publicação e Divulgação

Resumo

Pouca gente consegue se livrar dele no trabalho e

 

Paté  na  vida  pessoal.  O   fato é que o estresse  faz parte do cotidiano de qualquer  pessoa, indepen­

dentemente da profissão, porém acomete de modo especial os enfermeiros de Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização, dada a diversidade existente nas atividades desenvolvidas por tais setores e, sobretudo, a presença constante do inesperado nas 2 4 horas das Unidades Cirúrgicas.

Essa realidade nos leva muitas vezes a minimizar a importância de algumas técnicas essenciais em um Bloco Operatório, como a lavagem das mãos e a assistência ao paciente sedado, assuntos apresentados nesta edição. Acreditamos que a não-observação desses aspectos com a relevância que merecem esteja associada, na maioria das situações, à sobrecarga do profissional de Enfermagem,  e não a desconh ecimento.

Sendo assim, selecionamos também para o presente número da Revista SOBECC artigos que nos possibi­ litam reverter tal situaçã o. Um deles traz as estratégias de coping utilizadas pelos colegas no dia-a-d ia, que mostram que, se o aparecimento do estresse é inevitável, pelo menos podemos enfrentá-lo criando mecanismos que nos dêem suporte  técnico e emocional.  Outro

estudo traça o perfil do profissional na busca da especialização na área, não só para a melhoria da capacitação técnica, mas igualmente com vistas à prestação de uma assistência ao paciente pautada em critérios  técnicos  reconhecidos.

Estamos certas de que o conteúdo desta edição terá aplicação em sua rotina de trabalho. Aproveite!

Downloads

Publicado

2004-07-01

Como Citar

Fonseca, R. M. P., & Peniche, A. de C. G. (2004). Para não deixar o estresse atrapalhar. Revista SOBECC, 9(2), 3. Recuperado de https://sobecc.emnuvens.com.br/sobecc/article/view/291

Edição

Seção

Editorial