Em torno do controle de infecção
Resumo
Nesta edição, queremos salient a r do is pontos important íssimos para a SOBECC. Um deles é compartilhar com nossos leitores e sócios o sucesso obtido no IV Simpósio Internacional de Esteril izaçã o e Controle de Infecção Hospitalar, que reun iu 930 profissiona is no início de agosto, em São Paulo. O evento evidenciou a eficácia dessas práticas, deixando claro que elas não estão apenas associadas à criação de programas de CIH e à evolução tecnológica oferecida, mas à adoção de uma metodologia de trabalho que as operac iona lize . Falamos de adoção porque esse controle exige, dos profissiona is e nvolvidos, seriedad e, profissionalismo ético, trabalho em equipe e dinâm ica, sempre com o obje tivo de assistir o pacie nte e de efetivamente preven ir a infecção hosp itala r.Diante disso, pareceu-nos bastante oportuno trazer, neste núm ero, um conteúdo que pudesse co nverg ir para essa mesma preocupação. Nas páginas seguin tes, portanto, vocêvai encontrar um artigo que aponta a im portância do diagnóstico de Enfermag em de risco para infecção, no transoperat ório, para o planejamento das etapas posteriores de assistência. Seleciona mos também uma abordagem interessante e difer e nte sobre o processamento de artigos em uma instituição de ensino odontológico. Por fim, um estud o sobre os riscos físicos no Centro Cirúrg ico indica onde se encontram algumas falhas relevant es q ue, alé m de causa rem acidentes de trabalho, funcionam como acessos fáceis para microrganismos.
Para termin a r, outro ponto de destaque é que acabamos de completar nosso prim ei ro ano d e gestã o. Como todo an iversa riant e, na tura lmente fazemos um balanço das nossas at ividad es nos últimos 1 2 meses. Evidentemente, o sucesso do IV Simpósio representa um dos grand es ma rcos da SOBECC no período, assim como a indexação desta re vista em mais uma base de dados Cuiden e o aumento de seu núm ero de pág ina s. Há outras realizações, com toda a certeza, já destacada s em diferentes oportunidades. Mas, para esta edição, ap resent aremos as lembranças acumuladas - ou se ja, algumas errata s - que, com as comem orações das conquistas, ficaram ad ormecidas, embora não esquecidas, pois são elas que nos fazem crescer e nos mostram novos caminhos.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista SOBECC, os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho usando uma Licença Pública Internacional Creative Commons Atribuição (CC BY 4.0), aceitando assim os termos e condições desta licença. A licença CC BY 4.0 permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do artigo publicado, mesmo para fins comerciais, desde que atribuam o devido crédito aos criadores do trabalho (autores do artigo).
Os autores concedem à Revista SOBECC o direito de primeira publicação, de se identificar como publicadora original do trabalho e concedem à revista uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas: (1) vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas e/ou em formato eletrônico; (2) distribuir partes e/ou o trabalho na sua totalidade visando promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas; (3) gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Com esta licença, os autores podem assumir contratos adicionais separadamente para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista SOBECC. Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a publicação na Revista SOBECC, visto que isso pode aumentar a visibilidade e o impacto do trabalho.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença CC BY 4.0, a qual estará visível na página de resumo e no PDF do artigo com o respectivo link para os termos da licença.