Avaliação do instrumento de registro na sala de recuperação anestésica por alunos de graduação em enfermagem

Autores

  • Wagner Antonio Fiorini Enfermeiro da Unidade Coronariana do Hospital Evangélico Samaritano de Campinas (SP
  • Raquel Machado Cavalca Coutinho Doutora em Ciências pela UNIFESP e coordenadora do curso de Enfermagem da UNIP de Campinas (SP).

Palavras-chave:

Comunicação, estudantes de Enfermagem, Recuperação Anestésica

Resumo

Realizamos uma pesquisa com o objetivo de verificar a opinião dos alunos do quarto semestre de graduação em Enfermagem quanto à adequação de um instrumento  proposto  para  o  registro das ações do enfermeiro na sala de Recu­ peração Anestésica, baseado  no Sistema de Assistência de Enfermagem Perio­ peratória (SAEP). No  total,  7 7  acadê­ micos participaram do estudo, no qual utilizamos o  método  exploratório-des­ critivo simples para a análise quantitativa dos dados em uma in stituição de saúde privada do município de Campinas.  A maioria dos sujeitos destacou a importância do instrumento para a transmissão das informações para o enfermeiro que recebe o paciente  nas  Unidades  de  Internação, de forma que ele possa continuar o planejamento e as  intervenções.  Na opinião deles, esse  registro  ainda possibilita a prevenção  de  complicações no pós-operatório imediato e mediato, proporcionando uma recuperação mais segura e confortável ao indivíduo em tratamento e minimizando os riscos,  o tempo e o custo da internação hospitalar. Verificamos, por meio desta pesquisa, que o instrumento proposto foi apontado pela maioria como um recurso imprescindível na assistência prestada na Recuperação Anestésica. Constatamos, assim, que a maior parte dos alunos assinalou como uma experiência positiva  a  passagem  de plantão embasada  no instrumento,  o qual permite a avaliação das condições do paciente e documenta as ações da Enfermagem.

Referências

Sil va MJP A im portância da comun icação no s processos de q ua lidade. N ursing (São Paulo) 1 9 9 8; 1 (1 ) :20 -6

Sawada NO , G alvão CM. Comun icação não-verbal: análise proxêmica em situações de pré-operatório. ln: Anais do 3° Simpósio Brasileiro de Comunicação em Enferm agem; 1 992; Ribeirão Preto. Ribeirão Preto: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

- USP; 1992.

Takahashi RT. Sistema de inform ação em Enfermagem. ln: Kurcgant P Ad ministração em En ferm agem. São Paulo: EPU; 1991 . Cap . 14, p. 1 81 -9 .

Domingu es C, Coutinho RMC. Assistência de Enfermagem na sala de Recuperação A nestésica. Rev Sobecc 1998; 3(2):1 4-6 .

Cianciarullo TI. Instrumentos básicos para o cuida r: um desafio para a qualidade de assistência. São Paulo: Atheneu; 19 96 .

Olian A, Amarante ST. Proposta de um modelo de instrumento de registro das atividades de En ferm agem no perioperatório para um hospital un iversitár io. [Mo nografi a]. Campinas (SP): Faculdade de Enfermagem da Pontifícia Un iversidade Católica de Campinas; 200 1 .

Kurcgant P Plano de cuidados de Enferm agem: necessidade administra tiva.

Enf Novas Dimens 197 6; 2 (3):1 39-41 .

Campos SMCL et ai. Sistemat ização de Assistência de Enfermagem Perioperat ória - percepção dos enfermeiros assistenciais. Rev SOBECC 2000; 5(4) :21 -5

Downloads

Publicado

2005-07-01

Como Citar

Fiorini, W. A., & Coutinho, R. M. C. (2005). Avaliação do instrumento de registro na sala de recuperação anestésica por alunos de graduação em enfermagem. Revista SOBECC, 10(2), 25–32. Recuperado de https://sobecc.emnuvens.com.br/sobecc/article/view/306

Edição

Seção

Artigos Originais