O enfermeiro de centro cirúrgico e suas perspectivas futuras: uma reflexão
Palavras-chave:
Enfermagem em Centro Cirúrgico, formação do enferm eiro, competências do enfermeiro, perioperatório .Resumo
Este artigo tem o objetivo de tecer algumas considerações sobre o enfermeiro de Centro Cirúrgico e suas perspectivas futuras. O texto contempla uma reflexão sobre a formação desse profissional na graduação e na pós graduação, assim como sobre sua atuação na prática, tanto na posição de coo r denador da equipe de Enfermagem quanto na de enfermeiro assistencial. Nesse aspecto, as competências clínica, administrativa e educativa são eviden ciadas como requisitos essenciais para o delineamento de seu perfil. Na pers pectiva futura, por sua vez, destacamos o preparo profissional para o alcance da qualidade da assist ência
Referências
Turrini RNT, Bianchi ERF, Graziano KU. Especialização em Enfermagem em Centro Cirúrgico da Escola de Enfermagem da US P: perfil dos candidatos 2003. Rev SOBECC 2004i 9(2): 2 4-27 .
Abrahao MSM, Joaquim EHG, Muneshica M. Análise crítica da Escala de Aldrete-Krouik como critério de alta na recuperação pós-anestésica. Rev Bras Anestesio 1990i 40(1 2) :C BA
Sociedade Brasileira de Enfermeiros de Centro Cirúrgico, Recuperação Pós Anestésica e Centro de Material e Esterilização. Práticas Recomendadas. 2.ed.
São Paulo; 2003.
Leite RCBO . A assistência de En fer- magem Perioperatória na visão do enfermeiro e do paciente cirúrgico idoso. [Tese]. São Paulo (SP) : Escola de Enfermagem da USPi 20 0 2.
Bianchi ERF. Comparação do nível de estresse do enfermeiro de Centro Cirúrgico e de outras unidades fecha d as . Rev SOBECC 20 0 0 ; 5(4): 28 -30 .
Guerra SR. A comparison between Perioperative Nursing in the United States and the United Kingdo m. SSM 2003; 9(5): 48 -52.
Welch S, Jones M. Perioperative Nursing practice in New Zea lan d . SSM 2003; 9(5): 33-6.
Bianchi ERF. Perioperative nursing in Brazil. SSM 2003i 9(5) : 53 -6 .
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista SOBECC, os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho usando uma Licença Pública Internacional Creative Commons Atribuição (CC BY 4.0), aceitando assim os termos e condições desta licença. A licença CC BY 4.0 permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do artigo publicado, mesmo para fins comerciais, desde que atribuam o devido crédito aos criadores do trabalho (autores do artigo).
Os autores concedem à Revista SOBECC o direito de primeira publicação, de se identificar como publicadora original do trabalho e concedem à revista uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas: (1) vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas e/ou em formato eletrônico; (2) distribuir partes e/ou o trabalho na sua totalidade visando promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas; (3) gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Com esta licença, os autores podem assumir contratos adicionais separadamente para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista SOBECC. Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a publicação na Revista SOBECC, visto que isso pode aumentar a visibilidade e o impacto do trabalho.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença CC BY 4.0, a qual estará visível na página de resumo e no PDF do artigo com o respectivo link para os termos da licença.