Fatores de satisfação e insatisfação profissional do enfermeiro de Centro Cirúrgico de um Hospital Universitário de grande porte
Palavras-chave:
satisfação profissional, Enfermagem, Centro CirúrgicoResumo
O objetivo deste estudo foi conhecer os sentimentos (satisfação e insatisfação) dos enfermeiros de Centro Cirúrgico em relação a seu trabalho Assim, 17 profissionais de um hospital escol a público, em São Paulo, responderam a um questionário após terem tido ciência da pesquisa e assinado o termo de consentimento pós informação. O Ouestionário de Medida de Sat1sf ação no Trabalho, elaborado por Siqueira ' 3 , abordou sete fatores. satisfação geral, desgaste físico e psicológico, status da função, localização da empresa, benefícios compensadores, reconhecimento e desenvolvimento pessoal. Os resultados mostraram uma satisfação geral dos enfermeiros de Centro Cirúrgico com sua atividade profissional, principalmente em relação ao reconhecimento. Por outro lado, foi evidenciada insatisfação quanto ao desgaste físico e ps1cológ1co, à localização da empresa, aos benefícios, ao status da função e ao desenvol vimento pessoal
Referências
Matsuda LM. Sat isfaçã o profissional da equipe de Enfermagem de uma UT l-ad ulto: perspectiva de gestão para a qualidade da assistência. [Tese]. São Paulo (SP) : Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo; 200 2.
Kurcgant P, editor. Administração em Enferm agem. São Paulo:
EPU; 1 991 . As teorias da administração e os serviços de Enfermagem; P 3-1 3.
Dei Cura MLA. Sat isfaçã o profissiona l do enferm eiro. [Dissertação] . Ribeirão Preto (SP) : Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo; 1 99 4.
Herzberg F, Mausner 8, Snyderman B. The motivat ion to work. Ne w York: Willy; 1 959 .
Magalhães SRT. O enfermeiro e a gerência dos fatores produtores de satisfação e insatisfação na administração dos recursos human os. Hosp Adm Saúde. 1987; 11 ( 4):1 84-7 .
Antunes AV, Sant Anna LR. Satisfação e motivação no trabalho do enferm eiro. Rev Bras Enferm . 1996; 49(3) : 425 -34.
Lino MM . Sat isfação profissional entre enfermeiras de UT I: adaptação transcultural do índex of work satisfaction (IWS). [ Dissertação] : São Paulo (SP): Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo; 1 999 .
Martins MCF. Satisfação no traba lho: elab oração de um instrumento e va riáveis que afetam a sat isfaçã o. [ Dissertaçã o] . Brasília ( DF): Universidade de Brasília. 198 5.
Dei Cura MLA, Rodrigues ARF. Satisfação profissional do enferm eiro. Rev Lat Am Enferm . 1 999; 7 (4) : 21-
Santos MS. A (in) satisfação do enfermeiro no traba lho: implicações para o gerenciamento das ações de Enfermagem - aspectos teóricos. [ Disserta ção] . Ribeirão Preto (SP) : Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Un iversidade de São Paulo; 1 9 99.
Dejours CA . A loucura do traba lho: um estudo de psicopatologia do trabalho. 5ª ed. São Paulo: Cortez; 1 99 2.
Maslow AH. A theory of human motivat ion. Psychol Rev. 19 43 .
Siqueira MMM. Satisfação no trabalho. [ Dissertaçã o] . Brasília (DF): Universidade de Brasília. 1978.
Cunha KC. Fatores geradores de satisfação e insatisfação na prática de Enferm agem: identificação e análise feita por enfermeiras de um hospital de ensino. Ci Cult. 1 989; 41 (1) :53 -9
Marra CC, Fernandes NS, Carmagnani MIS. A qualidadeda ass istência de En ferm ag em e a motivação no traba lho. En foque. 1 988; 1 6(4) :88-9.
Moura GMSS. O estudo da satisfação no trabalho e do clima organizacional como fat ores co ntr ibutivos para o ser saudável no trabalho da En ferm agem. Texto Contexto Enferm 1 99 2; 1 (2) :1 67-79
Santos SR, Rodrigues Filho J. En ferm agem: fatores de sat isfaçã o. Rev Bras Enferm 1 995; 48(3) :242-50 .
Lima LM. Motivação na En ferm agem: uma abordagem teórica e uma visão prática da realidade . Texto Contexto Enferm 1 996; 5(2) :1 32-9.
Lunardi Filho WD. Prazer e sofrimento no tra ba lho: organização do processo de trabalho da Enferm agem. Rev Bras Enferm. 1997 ; 50 (1) :77-92.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista SOBECC, os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho usando uma Licença Pública Internacional Creative Commons Atribuição (CC BY 4.0), aceitando assim os termos e condições desta licença. A licença CC BY 4.0 permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do artigo publicado, mesmo para fins comerciais, desde que atribuam o devido crédito aos criadores do trabalho (autores do artigo).
Os autores concedem à Revista SOBECC o direito de primeira publicação, de se identificar como publicadora original do trabalho e concedem à revista uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas: (1) vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas e/ou em formato eletrônico; (2) distribuir partes e/ou o trabalho na sua totalidade visando promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas; (3) gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Com esta licença, os autores podem assumir contratos adicionais separadamente para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista SOBECC. Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a publicação na Revista SOBECC, visto que isso pode aumentar a visibilidade e o impacto do trabalho.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença CC BY 4.0, a qual estará visível na página de resumo e no PDF do artigo com o respectivo link para os termos da licença.