Análise do estresse de pacientes em período de pré-operatório imediato
Palavras-chave:
estresse, coping, Enfermagem Cirúrgica.Resumo
- Esta pesquisa ana l iso u o estresse de cem pacientes inte rna dos sob os cuidados da especialidade cirúrgica urológica, tanto na situação de vida diária quanto no pré -ope rat ório ime diato. Para tanto, ut ilizamos um instrumento com dados sociodemográficos e um questio nário composto de 43 itens, distribuídos em man ifestações somá ticas e psíquicas de estresse, que foram pontuadas pelos participantes do estudo . Observamos uma predominância de pacientes do sexo masculino (8 4%), acometidos princi palmente de pat ologias de caráter benigno (59%), que seriam submetidos a cirurgias de médio e grande porte (8 4% ) . A maioria (8 0 % ) já hav ia passado por procedimentos cirúrgicos pré vios. Na prát ica, predominaram os indivíd uos com baixa pontuação total de estresse nas situações de vida diária e de pré -ope rat ório i me d iat o. A man ifestação muscular foi a mais pontua da, sobretudo no cotidiano dos in diví d uos. A aná lise dos resultados desta pesq u isa proporcionou melhor com preensão das estratégias de enfr en tamento que o pac iente ut iliza pa ra lida r com as situa ções estressantesReferências
Capra F. O ponto de mutação . São Paulo: Cultrix; 1 9 8 2 .
Costa ALSC. Análise do estresse nas situações de vid a diária e do pré opera tório imed ia to em pacientes cirúrgicos urológicos. [ Diss erta ção ] . São Paulo (SP) : Escola de Enfermagem da Universidade São Paulo; 1 9 9 7 .
Selye H . Stress, a tensão da vid a. 2ª ed. São Paulo: !brasa; 1959.
Voilcer BJ, Burns M W . Preexisting correlates of hospital str ess. Nurs Res 1977; 26(6):408-1 7 .
Bianchi ERF. Estresse em Enfermag em: análise da atuação do enfermeiro de Centro Ci rúrgico. [ Tese] . São Paulo ( SP) : Escola de Enfermagem da U niversidad e de São Paulo; 1 9 9 0 .
Cronba ch JL . Coefficient alpha and t he internai sctruture of tes t s . Psychometrika 1 9 5 1; 1 6 ( 3) : 2 9 7 -
3 4 .
Siegel S. Estatística não-param étrica para as ciências do compo rtam ento. São Paulo: McGraw Hill; 1 9 7 5.
Molina OF. O estresse no cotidi ano. São Paulo: Pancast ; 1 9 9 6 .
França ACL, Rodrigues AL. Stress e trabal ho: guia básico com abordagem p sicossomática. São Paulo: A tlas; 1 9 9 7 .
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista SOBECC, os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho usando uma Licença Pública Internacional Creative Commons Atribuição (CC BY 4.0), aceitando assim os termos e condições desta licença. A licença CC BY 4.0 permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do artigo publicado, mesmo para fins comerciais, desde que atribuam o devido crédito aos criadores do trabalho (autores do artigo).
Os autores concedem à Revista SOBECC o direito de primeira publicação, de se identificar como publicadora original do trabalho e concedem à revista uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas: (1) vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas e/ou em formato eletrônico; (2) distribuir partes e/ou o trabalho na sua totalidade visando promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas; (3) gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Com esta licença, os autores podem assumir contratos adicionais separadamente para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista SOBECC. Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a publicação na Revista SOBECC, visto que isso pode aumentar a visibilidade e o impacto do trabalho.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença CC BY 4.0, a qual estará visível na página de resumo e no PDF do artigo com o respectivo link para os termos da licença.