E mais um capítulo termina para começar outro

Autores

  • Lígia Garrido Calicchio Presidente da SOBECC
  • Aparecida de Cassia Giani Peniche Diretora ele Publicação e Divulgação

Resumo

Com o 8° Congresso Brasileiro de Enfermagem em Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização,que começa agora, no próximo dia 7 de julho, vamos encerrar a presente gestão com uma amostra bem representativa do que foi otrabalho da SOBECC durante os últimos quatro anos - uma constante dedicação à educação continuada dos profissionais de saúdeque atuam com pacientes cirúrgicos e com serviços de esterilização, marcada pela busca de profissionalização de nossas atividades epela ampliação de nossos canais de divulgação de conhecimento.
Não teríamos como relembrar todos os nossos passos nessa direção, mas tal preocupação ficou evidenciada no tratamento quedemos, por exemplo, à Revista SOBECC, especialmente com sua indexação nas bases de dados Lilacs e Cuiden e com o começodo processo para inseri-Ia também na Cinahl. Essa estratégia não apenas valoriza a publicação e o pesquisador, mas vai diretamenteao encontro da necessidade de tornar acessíveis as descobertas feitas em nossa área para a comunidade científica em âmbito mundial.
Nesse sentido, igualmente fomos buscar parcerias e trocar idéias com colegas de outros países, como Chile e Portugal, durante osúltimos anos. Para completar, estreitamos as relações com nossos vizinhos de continente e, graças a essa aproximação, o Brasil vaisediar, no ano que vem, o Congresso Pan-Americano de Esterilização, o qual será realizado em conjunto com o Simpósio Internacionalde Esterilização e Controle de Infecção Hospitalar, que a SOBECC promove a cada dois anos.
E claro que a proximidade com a Enfermagem Perioperatória praticada no exterior em nenhum momento deixou em segundo plano aatenção que dispensamos a iniciativas educacionais de diversas entidades e instituições de saúde dentro do Brasil. Por meio dosmembros desta última gestão, a SOBECC rodou todo o Brasil para prestigiar eventos, dar aulas e disseminar as melhores práticas daEnfermagem no Bloco Operatório. Foi em tal contexto que nasceu o primeiro braço estadual da entidade, a Seção Paraná, que hámais de um ano caminha com suas próprias pernas naquele Estado, evidentemente em linha com os princípios da SOBECCNacional. Como se não bastasse, inclusive os representantes de vendas de diversos fabricantes de equipamentos e artigos médico-hospitalares receberam, nesse período, nosso suporte educacional para aumentar seu conhecimento sobre as nuances do CentroCirúrgico.
O fato é que encerramos mais um capítulo da história da SOBECC com uma pontinha de orgulho e já com saudades, masfundamentalmente com uma nítida sensação de dever cumprido. Da mesma forma, temos certeza de estar deixando para a próximadiretoria um caminho com novas possibilidades de crescimento, não obstante os muitos desafios que virão, até porque hoje aEnfermagem Perioperatória no Brasil está tecnicamente mais forte e tem seu papel no tratamento cirúrgico mais valorizado e, portanto,mais exposto. Evidentemente, essa conquista não é apenas mérito da gestão que ora termina, mas de toda uma geração de colegasque abriram mão de seu tempo pessoal para construir a SOBECC. E será também da gestão 2007-2009, à qual desejamos muitosucesso e, sobretudo, sabedoria para fazer as escolhas certas.

Downloads

Publicado

2007-07-01

Como Citar

Calicchio, L. G., & Peniche, A. de C. G. (2007). E mais um capítulo termina para começar outro. Revista SOBECC, 12(2), 4. Recuperado de https://sobecc.emnuvens.com.br/sobecc/article/view/351

Edição

Seção

Editorial