Atividades de enfermagem com potencial para desencadear falhas na assistência de enfermagem transoperatória
Palavras-chave:
Centro Cirúrgico Hospitalar, Enfermagem de Centro Cirúrgico.Resumo
O presente estudo tevecomo objetivo identificar as atividadesexecutadas pela equipe de Enfermagem,referidas pelos enfermeiros de CentroCirúrgico no período transoperatório,com potencial para desencadear falha naassistência de Enfermagem. A amostra foicomposta por 50 enfermeiros atuantesem Centro Cirúrgico que responderam aum questionário. Os resultados revelaramanotação inadequada no prontuário comoa atividade de maior potencial para falhana assistência de Enfermagem.
Referências
Schmidt MJ, Oguisso T. O Exercícioda Enfermagem - Uma Abordagem Ético-legal São Paulo: LDT, 1999.
Tramontini CC, Lopes DFM, Kiku-chi EM, Kremmer LF, Garanhani ML.Repensando a Formação do Gerente doProcesso de Trabalho do Enfermeiro deCentro Cirúrgico e Centro de Material.Rev SOBECC. 2002;7(1)11 -5.
Sociedade Brasileira de Enfermeiros deCentro Cirúrgico, Recuperação Pós-anes-tésica e Centro de Material e Esteriliza-ção. Práticas Recomendadas - SOBECC.São Paulo: SOBECC; 2007.
Silva MA. Aplicação da Liderança5 ituacional na Enfermagem de CentroCirúrgico [dissertação]. Ribeirão Preto:Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto,Universidade de São Paulo; 2005.
Brennan TA. Incident of AdverseEvents and Negligence in Hospitalized Pa-tients. J Méd. 1991 ;324(6):370-6.
Padilha KG. Descuidar: as Represen-tações Sociais dos Enfermeiros de UTIsobre as Ocorrências Iatrogênicas deEnfermagem [tese]. São Paulo: Escolade Enfermagem, Universidade de SãoPaulo; 1994.
Camargo MNV. Ocorrências Iatrogê-nicas com Medicação em Unidades deTerapia Intensiva [dissertação]. São Paulo:Escola de Enfermagem, Universidade deSão Paulo; 1999.
Conselho Federal de Enfermagem. Re-solução COFEN n. 240/2000. Apro-va o Código de Ética dos Profissionais deEnfermagem e dá Outras Providências. In:Documentos Básicos de Enfermagem. São Paulo: Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo; 2001. p.277-89.
Turrini RNT, Bianchi ERF, Graziano KU.Especialização em Enfermagem em CentroCirúrgico da Escola de Enfermagem daUSP-2003: Perfil dos Candidatos. RevSOBECC. 2004;9(2):24-7.
Saizano SDT. Instrumento deComunicação de Enfermagem: Estudoda Implantação de um Modelo de Co-municação Escrita entre as Equipes deEnfermagem das Unidades Cirúrgicas edo Centro Cirúrgico [tese livre-docên-cia]. São Paulo: Escola de Enfermagem,Universidade de São Paulo; 1982.
Silva ALC, Simões LÁ, ChagasSH. Evolução de Enfermagem: sua Im-portância no Planejamento da Assistênciade Enfermagem. Rev Baiana Eníerm.1981;(n. esp):105-27.
Januncio IM. Análise das Anota-ções de Enfermagem no Período Peno-peratónio: Subsídios para a Continuidadeda Assistência Prestada ao Paciente deCirurgia Cardíaca [dissertação]. São Pau-lo: Escola de Enfermagem, Universidadede São Paulo; 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista SOBECC, os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho usando uma Licença Pública Internacional Creative Commons Atribuição (CC BY 4.0), aceitando assim os termos e condições desta licença. A licença CC BY 4.0 permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do artigo publicado, mesmo para fins comerciais, desde que atribuam o devido crédito aos criadores do trabalho (autores do artigo).
Os autores concedem à Revista SOBECC o direito de primeira publicação, de se identificar como publicadora original do trabalho e concedem à revista uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas: (1) vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas e/ou em formato eletrônico; (2) distribuir partes e/ou o trabalho na sua totalidade visando promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas; (3) gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Com esta licença, os autores podem assumir contratos adicionais separadamente para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista SOBECC. Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a publicação na Revista SOBECC, visto que isso pode aumentar a visibilidade e o impacto do trabalho.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença CC BY 4.0, a qual estará visível na página de resumo e no PDF do artigo com o respectivo link para os termos da licença.