Sentimentos de alunos de graduação frente à disciplina enfermagem em Centro Cirúrgico

Autores

  • Sandra Sayuri Oki Enfermeira graduada pela Faculdade de Enfermagem do Hospital Israelita Albert Einstein (FEHIAE).
  • Rachel de Carvalho Enfermeira, Doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP). Docente da FEHIAE e da Universidade Paulista (UNIP).

Palavras-chave:

estudantes de Graduação, Enfermagem, Centro Cirúrgico

Resumo

Em estudos relacionadosao Centro Cirúrgico (CC), ansiedade,medo e insegurança são os sentimentosmais abordados, sendo assim, o pre-sente estudo oferece a oportunidadede identificar sentimentos positivos enegativos que possam estar envolvidosna experiência inicial dos alunos quan-do inseridos nesse ambiente, além delevantar as dificuldades e as facilidadessentidas, uma vez que conhecendo-setais aspectos, tem-se a possibilidade demaior conhecimento acerca do estadoemocional do aluno ao cursar a disciplina.Os resultados mostraram que, entre ossentimentos positivos, a curiosidade e ointeresse foram os que apresentaram maiorgrau de intensidade. Dos negativos, aansiedade esteve presente em maior grau.O número de facilidades levantadas foimaior que o de dificuldades, sendo amaior incidência de facilidades referentesà disciplina e a maior incidência de dificul-dades relacionadas ao próprio aluno.

Referências

Motta T, Yuan PW, Dei Sant R. Funções Psíquicas e sua Psicopatologia. in: Louzã Neto MR, Motta T, Yuan PW, Eikis H. Psiquiatria básica. Porto Alegre: Artes Médicas; 1995.

Matos Filho AS. Expectativas dos Alunos de Enfermagem Médico-cirúrgica Frente ao Estágio na Unidade de Centro Cirúrgico. Enfoque. 1999;2:28-30.

Carvalho MDB, Pelioso SM, Valsecchi EASS, Coimbra JAH. Expectativasdos Alunos de Enfermagem Frente ao Primeiro Estágio em Hospital, Rev Esc Eníerm USP 1999;33(2):200-6.

Silva MDA, Rodrigues AL, Cesaretti IUR. Enfermagem na Unidade de Centro Cirúrgico. 2 ed. São Paulo: EPU; 1 9E9s7tr.utura Organizacional da Unidade de Centro Cirúrgico; p.2 1 -40.

Bianchi ERF. Estresse em Enfermagem: Análise da Atuação do Enfermeiro de Centro Cirúrgico [tese]. São Paulo: Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo; 1 990.

Bianchi ERF. Stress entre Enfermeiros Hospitalares [tese livre-docência]. São Paulo: Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo; 1 999.

Ribeiro RCN, Coutinho RMC, Costa ALS, Amarante SI. Laboratório de

Enfermagem em Centro Cirúrgico: Opinião de Alunos de Graduação Quanto à Sua Utilização. Acta Paul Eníerm. 1998; 1 1(1 ):7-13

Carvalho R. Instrumentação Cirúrgica: Processo Ensino-aprendizagem por Alunos de Graduação em Enfermagem [tese]. São Paulo: Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo; 2002.

Costa ALS, Carvalho R, Amarante SI, Bianchi ERF Parecer dos Alunos

Quanto ao Ensino da Instrumentação Cirúrgica no Curso de Graduação em Enfermagem. In: Anais do 1 ° Congresso Brasileiro de Enfermagem em Centro Cirúrgico; 1993; São Paulo. São Paulo: SOBECC; 1 994.

Farah OGD. Ansiedade e Prática no Processo Ensino-aprendizagem

de Habilidades Psicomotoras: Técnica de Preparo de Medicação Parenteral [dissertação]. São Paulo: Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo; 1996.

. Farah OGD. Stress e Coping no Estudante de Graduação em Enfermagem: Investigação e Atuação [tese]. São Paulo: Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo; 2001

Coutinho RMC. Módulos Auto- Instrucionais no Laboratório

de Enfermagem em Centro Cirúrgico [dissertação]. São Paulo: Departamento de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo; 1 999.

Ribeiro RCN. Paramentação Cirúrgica: Avaliação do Processo Ensinoaprendizagem [dissertação]. São Paulo: Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo; 1997.

, Souza ACR, Fukuda CL, Ferreira L. A Percepção do Aluno de Enfermagem sobre a Ansiedade em Centro Cirúrgico. In: Anais do 1° Congresso Brasileiro de Enfermagem em Centro Cirúrgico; 1993; São Paulo. São Paulo: SOBECC; 1994.

Silva A, Graziano KU, Avelar MCQ. Significado da Experiência de

Instrumentação Cirúrgica para os Alunos do Curso de Graduação em Enfermagem. EnFoque. 1991i19(3):18-20,

Matheus MCC, Ângelo M. A Relação com a Professora Transforma

a Disposição Interna da Aluna para Enfrentar os Desafios da Aprendizagem. Acta Paul Eníerm. 1996;9(2):16-26.

Downloads

Publicado

2009-07-01

Como Citar

Oki, S. S., & Carvalho, R. de. (2009). Sentimentos de alunos de graduação frente à disciplina enfermagem em Centro Cirúrgico. Revista SOBECC, 14(2), 47–53. Recuperado de https://sobecc.emnuvens.com.br/sobecc/article/view/359

Edição

Seção

Artigos Originais