Sentimentos de alunos de graduação frente à disciplina enfermagem em Centro Cirúrgico
Palavras-chave:
estudantes de Graduação, Enfermagem, Centro CirúrgicoResumo
Em estudos relacionadosao Centro Cirúrgico (CC), ansiedade,medo e insegurança são os sentimentosmais abordados, sendo assim, o pre-sente estudo oferece a oportunidadede identificar sentimentos positivos enegativos que possam estar envolvidosna experiência inicial dos alunos quan-do inseridos nesse ambiente, além delevantar as dificuldades e as facilidadessentidas, uma vez que conhecendo-setais aspectos, tem-se a possibilidade demaior conhecimento acerca do estadoemocional do aluno ao cursar a disciplina.Os resultados mostraram que, entre ossentimentos positivos, a curiosidade e ointeresse foram os que apresentaram maiorgrau de intensidade. Dos negativos, aansiedade esteve presente em maior grau.O número de facilidades levantadas foimaior que o de dificuldades, sendo amaior incidência de facilidades referentesà disciplina e a maior incidência de dificul-dades relacionadas ao próprio aluno.
Referências
Motta T, Yuan PW, Dei Sant R. Funções Psíquicas e sua Psicopatologia. in: Louzã Neto MR, Motta T, Yuan PW, Eikis H. Psiquiatria básica. Porto Alegre: Artes Médicas; 1995.
Matos Filho AS. Expectativas dos Alunos de Enfermagem Médico-cirúrgica Frente ao Estágio na Unidade de Centro Cirúrgico. Enfoque. 1999;2:28-30.
Carvalho MDB, Pelioso SM, Valsecchi EASS, Coimbra JAH. Expectativasdos Alunos de Enfermagem Frente ao Primeiro Estágio em Hospital, Rev Esc Eníerm USP 1999;33(2):200-6.
Silva MDA, Rodrigues AL, Cesaretti IUR. Enfermagem na Unidade de Centro Cirúrgico. 2 ed. São Paulo: EPU; 1 9E9s7tr.utura Organizacional da Unidade de Centro Cirúrgico; p.2 1 -40.
Bianchi ERF. Estresse em Enfermagem: Análise da Atuação do Enfermeiro de Centro Cirúrgico [tese]. São Paulo: Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo; 1 990.
Bianchi ERF. Stress entre Enfermeiros Hospitalares [tese livre-docência]. São Paulo: Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo; 1 999.
Ribeiro RCN, Coutinho RMC, Costa ALS, Amarante SI. Laboratório de
Enfermagem em Centro Cirúrgico: Opinião de Alunos de Graduação Quanto à Sua Utilização. Acta Paul Eníerm. 1998; 1 1(1 ):7-13
Carvalho R. Instrumentação Cirúrgica: Processo Ensino-aprendizagem por Alunos de Graduação em Enfermagem [tese]. São Paulo: Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo; 2002.
Costa ALS, Carvalho R, Amarante SI, Bianchi ERF Parecer dos Alunos
Quanto ao Ensino da Instrumentação Cirúrgica no Curso de Graduação em Enfermagem. In: Anais do 1 ° Congresso Brasileiro de Enfermagem em Centro Cirúrgico; 1993; São Paulo. São Paulo: SOBECC; 1 994.
Farah OGD. Ansiedade e Prática no Processo Ensino-aprendizagem
de Habilidades Psicomotoras: Técnica de Preparo de Medicação Parenteral [dissertação]. São Paulo: Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo; 1996.
. Farah OGD. Stress e Coping no Estudante de Graduação em Enfermagem: Investigação e Atuação [tese]. São Paulo: Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo; 2001
Coutinho RMC. Módulos Auto- Instrucionais no Laboratório
de Enfermagem em Centro Cirúrgico [dissertação]. São Paulo: Departamento de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo; 1 999.
Ribeiro RCN. Paramentação Cirúrgica: Avaliação do Processo Ensinoaprendizagem [dissertação]. São Paulo: Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo; 1997.
, Souza ACR, Fukuda CL, Ferreira L. A Percepção do Aluno de Enfermagem sobre a Ansiedade em Centro Cirúrgico. In: Anais do 1° Congresso Brasileiro de Enfermagem em Centro Cirúrgico; 1993; São Paulo. São Paulo: SOBECC; 1994.
Silva A, Graziano KU, Avelar MCQ. Significado da Experiência de
Instrumentação Cirúrgica para os Alunos do Curso de Graduação em Enfermagem. EnFoque. 1991i19(3):18-20,
Matheus MCC, Ângelo M. A Relação com a Professora Transforma
a Disposição Interna da Aluna para Enfrentar os Desafios da Aprendizagem. Acta Paul Eníerm. 1996;9(2):16-26.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista SOBECC, os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho usando uma Licença Pública Internacional Creative Commons Atribuição (CC BY 4.0), aceitando assim os termos e condições desta licença. A licença CC BY 4.0 permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do artigo publicado, mesmo para fins comerciais, desde que atribuam o devido crédito aos criadores do trabalho (autores do artigo).
Os autores concedem à Revista SOBECC o direito de primeira publicação, de se identificar como publicadora original do trabalho e concedem à revista uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas: (1) vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas e/ou em formato eletrônico; (2) distribuir partes e/ou o trabalho na sua totalidade visando promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas; (3) gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Com esta licença, os autores podem assumir contratos adicionais separadamente para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista SOBECC. Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a publicação na Revista SOBECC, visto que isso pode aumentar a visibilidade e o impacto do trabalho.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença CC BY 4.0, a qual estará visível na página de resumo e no PDF do artigo com o respectivo link para os termos da licença.