Infecção do sitio cirúrgico: análise da produção científica na enfermagem
Palavras-chave:
infecção da ferida operatória, Enfermagem Perioperatória, pesquisa.Resumo
A infecção do sítio cirúrgico é uma das complicações inerentes ao procedimento an estésico- cirúrgic o. O presente estudo teve o objetivo de analisar a produção científica relacionada com as medidas de prevenção e controle de infecção do sítio cirúrgico, no período perioperatório, nas revistas nacionais de Enfermagem. Após a validação aparente e de conteúdo do instrumento de coleta de dados, realizamos um levantamento nas revistas classificadas no Oualis/ Capes, níveis B e C, de circulação internacional, e A e B, de circulação nacional, e chegamos a 11 títulos por meio de busca manual nos acervos disponívesi. Encontramos 1 48 exemplares ( 8 5,5%) das revistas selecionadas, nos quais identificamos nove artigos associados ao tema inve s tig a do . Concluímos que existe escassez de estudos sobre medidas de prevenção e controle de infecção do sítio cirúrgico, o que implica a necessidade do desen volvimento de pesquisas que possam contri buir para a melhoria da assistência de Enfermagem Perioperatória.
Referências
Associação Paulista de Estudos e Controle de Infecção Hosp ita lar . Prevenção da infecção de sítio cirúr gico. São Paulo: APECIH; 2001 .
Ercole FF, Chianca TC. Infecção de sítio cirúrgico em pacientes submetidos a artroplastia de quadril. Rev Lat Am Enferm . 2002; 10(2) :157- 65.
Haddad MCL, Bruschi LC, Martins EAP Influência do açúcar no processo de cicatrização de incisões cirúrgicas infectadas. Rev Lat Am Enferm . 2000 ; 8(1 ):57-65 .
Silva MF, Souza NVDO . Curativo cir úrg ico: uma análise contextualizada do procedimento. Rev Enferm UE RJ . 2002; 10(2):1 29 -32 .
Enokibara MP, Silva LD. Transplante ca rdíaco : cuidados intensivos de Enfermagem no pós-o pe rat ório. Rev Enferm UERJ. 2002; 10(3) :24 7-50.
Paz MS, Lacerda RA, Monteiro CE, Conceição VP Paramentação cirúr gica: avaliação de sua adequação para a prevenção de riscos biológicos em cir urg ias . Parte I: a ut il ização durante as cirur gias. Rev Esc En ferm agem da USP 2000 ; 34(1) :10 8-1 7.
Monteiro CEC, Lacerda RA , Paz MSO, Conceição VP Paramenta ção cir úrg ica: avaliação de sua adeq ua ção para a prevenção de riscos biológicos em cirur gias. Parte 11: os componentes da paramentação . Rev Esc Enferm USP 2000; 34(2) :1 85-95.
Marcelino AA, Pen iche ACG . Co m p li ca ções no período pós operatório de cirurgia vid eola pa roscópica . Rev Paul En ferm . 2002; 21 (3) :56 -61 .
Souza ACS , Pereira MS, Rodrigues MAV Desco ntam i na ção prévia de mat eriais médico-cirúr gicos: estudo da ef icácia de desinfetant es q uím icos e água e sabão . Rev Lat Am En ferm . 19 98; 6(3) :9 5-10 5.
Carraro TE. Tecnologia e humani zação: da sua un ião às possibilidades de prevenção de infecções. Texto Contexto En ferm . 2000 ; 9(1 ):42- 62.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista SOBECC, os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho usando uma Licença Pública Internacional Creative Commons Atribuição (CC BY 4.0), aceitando assim os termos e condições desta licença. A licença CC BY 4.0 permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do artigo publicado, mesmo para fins comerciais, desde que atribuam o devido crédito aos criadores do trabalho (autores do artigo).
Os autores concedem à Revista SOBECC o direito de primeira publicação, de se identificar como publicadora original do trabalho e concedem à revista uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas: (1) vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas e/ou em formato eletrônico; (2) distribuir partes e/ou o trabalho na sua totalidade visando promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas; (3) gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Com esta licença, os autores podem assumir contratos adicionais separadamente para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista SOBECC. Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a publicação na Revista SOBECC, visto que isso pode aumentar a visibilidade e o impacto do trabalho.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença CC BY 4.0, a qual estará visível na página de resumo e no PDF do artigo com o respectivo link para os termos da licença.