Estratégia Lúdicas na Assistência ao paciente pediátrico: Aplicabilidade ao Ambiente Cirúrgico
Palavras-chave:
Enfermagem de Centro Cirúrgico, Humanização da assistência, Criança hospitalizada, Jogos e brinquedos, Musicoterapia.Resumo
Trata-se de uma pesquisa de revisão deliteratura com o objetivo de realizar um levantamentodas estratégias de humanização utilizadas pela equi-pe de saúde com o paciente pediátrico no contextohospitalar, e apontar a aplicabilidade dessas técnicasao bloco cirúrgico. Foram encontradas as estratégiasda Brincadeira Terapêutica, Musicoterapia, Bibliotera-pia, Arteterapia, Ambiente Decorado e Terapia Assis-tida porAnimais. Os estudos mostram aplicabilidadeda Brincadeira Terapêutica e da Musicoterapia aobloco cirúrgico nos períodos pré-operatório imediatoe pós-operatório imediato na sala de recuperação pós-anestésica, com os devidos cuidados necessários àsquestões assépticas e de sonoridade desses setores.Salienta-se que, além do uso das técnicas lúdicas, énecessário do profissional de enfermagem do blococirúrgico um cuidado individualizado e humanizadoao pequeno paciente neste momento estressante dahospitalização. Sugerem-se novas pesquisas sobreo cuidado de enfermagem humanizado ao pacientepediátrico no ambiente cirúrgico testando estas ououtras técnicas lúdicas.Referências
Castro AS, Ribeiro CA, Silva CV. Tentando readquirir o controle: a vivência do pré-escolar no pós-operatório de postectomia. Rev Latino-am Enferm. 2004-112(5):797-805.
Leite TMC, Shimo AKK. O brinquedo no hospital: uma análise da produção acadêmica dos enfermeiros brasileiros. Esc Anna Nery Rev Enferm. 2007-111(2)-«343-50.
Sociedade Brasileira de Enfermeiros de Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização (SOBECC). Práticas Recomendadas - SOBECC. 5 1 ed. São Paulo: SOBECC; 2009.
Moraes LO, Peniche ACG. Assistência de enfermagem no período de recuperação anestésica: revisão de literatura. Rev Esc Enferm USP. 2003;37(4):34-42.
Gimenes BP. O brincar e a saúde mental. In: Viegas D. Brinquedoteca hospitalar: isto é humanização. 2 a ed. Rio de Janeiro: Wak; 2008. p. 15-9.
Valladares ACA. Arteterapia com crianças hospitalizadas [dissertação]. Ribeirão Preto: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo; 2003.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista SOBECC, os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho usando uma Licença Pública Internacional Creative Commons Atribuição (CC BY 4.0), aceitando assim os termos e condições desta licença. A licença CC BY 4.0 permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do artigo publicado, mesmo para fins comerciais, desde que atribuam o devido crédito aos criadores do trabalho (autores do artigo).
Os autores concedem à Revista SOBECC o direito de primeira publicação, de se identificar como publicadora original do trabalho e concedem à revista uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas: (1) vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas e/ou em formato eletrônico; (2) distribuir partes e/ou o trabalho na sua totalidade visando promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas; (3) gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Com esta licença, os autores podem assumir contratos adicionais separadamente para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista SOBECC. Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a publicação na Revista SOBECC, visto que isso pode aumentar a visibilidade e o impacto do trabalho.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença CC BY 4.0, a qual estará visível na página de resumo e no PDF do artigo com o respectivo link para os termos da licença.