Elaboração de rotinas para uma enfermagem de excelência em Centro Cirúrgico
Palavras-chave:
Documentação. Gestão de qualidade. Enfermagem de Centro Cirúrgico.Resumo
Estudo desenvolvido em um hospital de reabilitação, com o objetivo de relatar a experiênciada elaboração de um modelo para descrição e documentação de rotinas de enfermagem em centro cirúrgico (CC), compreensível e aplicável, em situações de assistência direta e indireta ao paciente, na educação e no treinamento de profissionais. O método usado foi o 5W 1H do controle da qualidade total, a qual preconiza a padronização como elemento essencial para atingir altos níveis de qualidade do serviço e cumprimento de metas para melhoria da assistência. A ecologia da informação trouxe ideias de integração dos diversos tipos de conhecimento e informação, o que possibilitou reunir evidências científicas para que os procedimentos técnicos desenvolvidos no CC fossem documentados comprecisão. Como resultados esperados, destaca-se a transferência de informações e tecnologia, educação e treinamento em serviço, registro e divulgação das técnicas, procedimentos padronizados, redução e controle de custos, maximização dos serviços e recursos para otimização de pesquisas científicas.
Referências
Vieira LR. Padronização, base da qualidade [In-ternet]. 2000-2011. [acesso 2010 jul 18]. Disponívelem: http://www.ecivilnet.com/artigos/padronizacao_base_da_qualidade. htm
BorkAMT. Enfermagem de excelência: da visão àação. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2003.
Meegen RAV. Análise crítica da utilização da pa-dronização no sistema de melhoria dos centros dedistribuição domiciliária dos correios [dissertação].Porto Alegre: Escola de Engenharia, UniversidadeFederal do Rio Grande do Sul; 2002.
Campos VF. Gerenciamento da rotina do trabalhodo dia-a-dia. Belo Horizonte: Fundação ChristianoOttoni. Escola de Engenharia da UniversidadeFederal de Minas Gerais; 2004.
Campos VF. Qualidade total: padronização de em-presas. Belo Horizonte: Fundação Christiano Ottoni.Escola de Engenharia da Universidade Federal deMinas Gerais; 2004.
McDonald R, Waring J, Harrison S, Walshe K,Boaden R. Rules and guidelines in clinical prac-tice: a qualitative study in operating theatres ofdoctors' and nurses' views. Qual Saf Health Care2005-14(4):290-4.
Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação. Prin-cípios fundamentais da Rede Sarah de Reabili-tação [Internet]. Brasília; 1993. [citado 2011 set4]. Disponível em: http://www.sarah.br/paginas/prevencao/PDF201 1-1 0/PDF-ARTIGOS!ARede-SARAHeomodelodeadm inistraodaassistnciamdico-hospitalr. pdf
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista SOBECC, os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho usando uma Licença Pública Internacional Creative Commons Atribuição (CC BY 4.0), aceitando assim os termos e condições desta licença. A licença CC BY 4.0 permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do artigo publicado, mesmo para fins comerciais, desde que atribuam o devido crédito aos criadores do trabalho (autores do artigo).
Os autores concedem à Revista SOBECC o direito de primeira publicação, de se identificar como publicadora original do trabalho e concedem à revista uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas: (1) vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas e/ou em formato eletrônico; (2) distribuir partes e/ou o trabalho na sua totalidade visando promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas; (3) gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Com esta licença, os autores podem assumir contratos adicionais separadamente para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista SOBECC. Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a publicação na Revista SOBECC, visto que isso pode aumentar a visibilidade e o impacto do trabalho.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença CC BY 4.0, a qual estará visível na página de resumo e no PDF do artigo com o respectivo link para os termos da licença.