Avaliação dos índices de velocidade e confiabilidade de materiais reprocessados em um Centro de Material e Esterilização
Palavras-chave:
Administração de materiais no hospital. Processos de substâncias, produtos e materiais.Esterilização. Enfermagem perioperatóriaResumo
Visando utilizar instrumentos oriundos da Engenharia de Produção no processamento de materiais em um Centro de Material e Esterilização (CME),utilizaram-se dois indicadores de qualidade: Velocidade e Confiabilidade. Pesquisa de abordagem quantitativa, exploratória e descritiva, que avaliou dois índices no processamento de pacotes de curativo e micronebulizadores em 19 processamentos. O resultado do Índice de Velocidadede produção do kit de curativo foi, em média, 213,7 minutos (Desvio Padrão44,9 e Coeficiente de Variação 21%) edo micronebulizador foi 157,2 minutos (Desvio Padrão 26,7 e Coeficiente de Variação 17%). O Índice de Confiabilidade do pacote de curativo foi abaixo do necessário para suprir a demanda (Coeficiente de Correlação de Pearson 2,16%)e o Índice de Confiabilidade do micronebulizador demonstrou estar abaixo do requisitado, mesmo com Coeficientede Correlação de Pearson 79,95%. Este estudo demonstrou a importância da utilização de ferramentas da Engenharia de Produção para a melhoria nos processos e resultados de um CME.
Referências
Schraiher LB, Peduzzi M. Sala A. Nemes MIB, Castanhera ERL. Kon R. Planejamento. gestão e avaliaçào em saúde: identificando problemas. Ci Saúde Coletia. 1999: 4(2):221-42.
Gutierrei RH. Quelhas OLG, Vargas LHF, Costa HG. Gestão de custos baseado em atividades: um estudo de caso hospitalar. ln:Anais do 270 Encontro Nacional de Engenharia de Produção: 2007 out. 9-11: Foz do Iguaçu, PR [e ento na Internet]. Rio de .Janeiro: ABEPRO: 2007. [citado 2010 ago 10]. Disponível em: http: v.ahepro.org . hr/hihlioteca/ENEGEP2007 TR590445 0142 .pdf
Silva A. Organização do trabalho na unidade de centro de material. Re Esc Enferni USP. 1998:32(2):169-78.
Pinto GA. A organizaçào do trabalho no século 20: taylorismo, f'ordisnio e tovotismo. São Paulo: Expressào Popular: 2007.
Bittar OJN. Indicadores de qualidade C quantidade em saúde. Rev Adm Saúde. 2001:3(1 2):2 1-8.
Davis MM. Aquilano NJ, Chase R13. Fundamentos da administração da produção. 3 cd. Porto Alegre: Bookman: 2001.
Gano MAF, Sancinetti TR. Parâmetros de produtividade de um centro de material e esterilização. Re Esc Eníerni IJSP. 2007:4I(2):264-70.
Sie ,-,cl S. Estatística não paramétrica pira as ciéiicias do comportamento. São Paulo: Armed: 2006.
Slack N. Chambers 8,jolinston R. Adniinistraçào da produção. 2 ed. São Paulo: Atlas: 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista SOBECC, os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho usando uma Licença Pública Internacional Creative Commons Atribuição (CC BY 4.0), aceitando assim os termos e condições desta licença. A licença CC BY 4.0 permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do artigo publicado, mesmo para fins comerciais, desde que atribuam o devido crédito aos criadores do trabalho (autores do artigo).
Os autores concedem à Revista SOBECC o direito de primeira publicação, de se identificar como publicadora original do trabalho e concedem à revista uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas: (1) vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas e/ou em formato eletrônico; (2) distribuir partes e/ou o trabalho na sua totalidade visando promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas; (3) gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Com esta licença, os autores podem assumir contratos adicionais separadamente para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista SOBECC. Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a publicação na Revista SOBECC, visto que isso pode aumentar a visibilidade e o impacto do trabalho.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença CC BY 4.0, a qual estará visível na página de resumo e no PDF do artigo com o respectivo link para os termos da licença.