Atuação do enfermeiro na limpeza e desinfecção de materiais de endoscopia digestiva alta.
Palavras-chave:
Endoscopia do sistema digestório. Serviço de limpeza.Desinfecção.Resumo
Visando descrever a atuaçãodo enfermeiro na Endoscopia Digestiva Alta e no Centro de Material e Esterilização frente ao processo de limpeza e desinfecção de aparelhos endoscópicos, este estudo utilizou-se da visão teórica do enfermeiro, comparando-a com a sua experiência profissional. O estudo é de caráter descritivo e exploratório, com delineamento qualiquantitativo. Durante o caminhar metodológico tomou-se como base a padronização do Manual de Limpeza e Desinfecção de Aparelhos Endoscópicos da Sociedade Brasileira de Enfermagem em Endoscopia Gastrointestinal (SOB EEG), que subsidiou a aplicação do questionário semi-estruturado a 10 enfermeiros de um hospital público, de grande porte da cidade de Salvador - BA. Os resultados mostraram que, mesmo com os avanços da prática de enfermagem gastroenterológica e com oconhecimento do profissional enfermeiroa respeito do Manual da SOB EEG, existeuma deficiência no conhecimento deaspectos fundamentais para o processa-mento adequado de aparelhos endoscópi-cos, podendo comprometer a assistência nesse âmbito.
Referências
Sociedade Brasileira de EndoscopiaDigestiva. Endoscopia digesti a. 3' ed.São Paulo: Medsi: 2000.
Mceker MH. Rothrock X. Alexander:cuidados de enfermagem ao pacientecirúrgico. 10' ed. Rio de Janeiro:Guanabaraabara Koogan 1997.
Meeker Ml 1, Rotlirock. .lC. Alexander:cuidados de enfermagem ao pacientecirúrgico. 13' ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan: 2007.
M uller S. Perfil do profissionalenfermeiro especialista em endoscopiadigestiva. Brasilia: 2008.
Sociedade Brasileira de Enfermeiros deCentro Cirúrgico. Recuperação Anestési-ca e Centro de Material e Esterilitaçào.Práticas recomendadas - SOBECC. 5' cel.São Paulo: SOBEM 2009.
Sociedade Brasileira de Ënfèrrnagemem Endoscopia Gastrointestinal. Manuialde limpeza e desmfecçào de aparelhosendoscópicos. Brasília: 2007.
Agencia Nacional de VigilânciaSanitária. Consulta Pública n. 8 de 4de abril de 2003. Define o regulamentotécnico para serviço de endoscopiadigesti a respiratória [homepage na1 nternet]. Brasil ia: 2003. [citado 2008 fev19]. Disponível em: bjf: ww 4.an isa.eo.br base visadoc CP CP' 05B4298-2- 51). P Dl2
Agencia Nacional de Vigilância Sanitária.Gluitaraldeído cru deassistência à saúde: fundamentos parautilização. Informe Técnico [periódico naInternet]. 2007[citado 2008 'cv 1 9]:niar. Disponível em: hup: .saude.rnt.íJohr poria! rnciarqui os 1 nfornie-Tecnico-4-AN _1 S:-Gluiarald.pdf
Feltrin R. Reprocessamento deequipamentos eletromédicos ([EM):uma abordagem sobre endoscópiose transdutores de pressão sanguínea[dissertação]. Florianópolis: Uni ersidadeFederal de Santa Catarina: 2003.
lO. Muller 5, Gruber AC, Hoefel HHK.Barros SGS. Manometria esofágica:limpeza e desinfecção do equipamentocom glutaraldeído. Protocolo do Hospitalde Clínicas de Porto Alegre. RS. ArqGastroenterol. 2001 :38(4):276-80.
Polit D. Beck CT. lluingler BP.Fundamentos de pesquusa ciii cii fermagem:métodos, avaliação e uitilízaçào. 5 ed.São Paulo: Artrned: 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista SOBECC, os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho usando uma Licença Pública Internacional Creative Commons Atribuição (CC BY 4.0), aceitando assim os termos e condições desta licença. A licença CC BY 4.0 permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do artigo publicado, mesmo para fins comerciais, desde que atribuam o devido crédito aos criadores do trabalho (autores do artigo).
Os autores concedem à Revista SOBECC o direito de primeira publicação, de se identificar como publicadora original do trabalho e concedem à revista uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas: (1) vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas e/ou em formato eletrônico; (2) distribuir partes e/ou o trabalho na sua totalidade visando promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas; (3) gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Com esta licença, os autores podem assumir contratos adicionais separadamente para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista SOBECC. Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a publicação na Revista SOBECC, visto que isso pode aumentar a visibilidade e o impacto do trabalho.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença CC BY 4.0, a qual estará visível na página de resumo e no PDF do artigo com o respectivo link para os termos da licença.